sexta-feira, 3 de julho de 2015

UNITA E CASA - CE E AS SUAS POSIÇÕES SUBVERSIVAS

Na sequência do discurso proferido pelo Presidente do MPLA e da República, José Eduardo Dos Santos, na abertura da IIIª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA, realizada no dia 02JUL2015, a UNITA e a CASA - CE, através de Alcides Sakala e Abel Chivukuvuku, respectivamente  e alguns activistas, apressaram a criticar o teor do referido o discurso, sobretudo quando o PR, chamou de tiranos e ditadores aqueles que pretendem derrubar o Governo eleito, numa clara alusão aos 15 jovens contrarrevolucionários que se encontram detidos.



Não estranha as posições públicas assumidas pelos dois principais partidos da oposição, se considerarmos as suas génesis e história, bem como os seus comportamentos que são  identificados como sendo antidemocráticos devido a clandestinidade no planeamento, fomento e instigação à subversão política, com o fim de conduzir o país à um quadro caótico insustentável e que justifique uma intervenção externa dos seus aliados norte-americanos e europeus.

Os jovens em causa, não foram detidos apenas por refletirem sobre os problemas que afectam o país ou por contrariarem as opiniões do Governo, e, muito menos se trata de uma psicose de golpe de Estado, como Alcides Sakala e Abel Chivukuvuku se referiram. Trata-se, na verdade, de um plano de golpe de Estado por via da desobediência civil que culminaria com a destituição do Executivo angolano. A UNITA e a CASA - CE sabem-no!!!

Daí se justificam as iniciativas desesperadas da UNITA de contactar a Embaixadora dos E.U.A em Angola, Helena La Lime, à quem transmitiram a mensagem de excesso e de arbitrariedade por parte das autoridades angolanas e pediram a intervenção desta junto do Presidente da República no sentido de dissuadi-lo da detenção dos referidos jovens.



Mas, recorrendo também ao discurso do Presidente da República, e citamos:

"Não se deve permitir que o povo angolano seja submetido a mais uma situação dramática como a que viveu em 27 de Maio de 1977, por causa de um golpe de Estado.



Quem quer alcançar o cargo de Presidente da República e formar Governo que crie, se não tiver, o seu Partido político nos termos da Constituição e da Lei, e se candidate às eleições. Quem escolhe a via da força para tomar o poder ou usar para tal meios anticonstitucionais não é democrata. É tirano ou ditador. Foram acusar o MPLA e os seus militantes de intolerantes, mas a mentira tem pernas curtas", fim de citação.

A oposição política angolana e alguns sectores da sociedade, tentam a todo custo estabelecer um link entre a detenção dos 15 jovens e a alegada intolerância, repressão, ditadura e falta de liberdade de expressão por parte do Governo.

Como temos referidos nas edições anteriores, os planos são conhecidos e exemplos não faltam pelo Mundo, pelo que, continuaremos a acompanhar a evolução da situação política no país e os seus protagonistas. 



Link relacionado:





Sem comentários:

Enviar um comentário